Artigos Aprenda Ler

Otaku & Otome オタク, 乙女

18 de fevereiro de 2016
Tem muito otaku オタク por aí assistindo anime e lendo mangá, inclusive aqui no Brasil. Uns dizem que são otaku, outros dizem que não são. Até em anime tem um personagem otaku ou outro, normalmente um cara gordo ou uma menina desenhista. Mas o que otaku quer dizer mesmo?

A gíria otaku, no Japonês moderno, é usada para falar de uma pessoa com extremos conhecimento sobre alguma coisa específica, ou seja, fanática por algum tipo de hobby. Isso pode ser conhecimento sobre mangá, anime ou jogos, que é como a palavra é usada fora do Japão, porém, um otaku também pode ser um especialista em qualquer outro assunto.

Origem

O otaku オタク gíria vem de uma palavra que existia antes da gíria, otaku 御宅. O 御 significando "honra" e usado como prefixo pra falar de coisas dos outros, e o taku 宅 quer dizer "casa." Então literalmente falando, otaku quer dizer "sua casa."

Porém, otaku não tem nada a ver com isso! Na verdade, em seu significado original, otaku 御宅 é usado para dizer "você", do mesmo jeito que palavras como anata 貴方kimi 君. Quando a palava é usada dessa forma ela é escrita com kanji, otaku 御宅, e quando ela é usada como gíria ela é escrita com katakana, otaku オタク.

Otome

Uma palavra que raramente é usada para falar de garotas otaku e somente garotas otaku é otome 乙女. Essa palavra na verdade quer dizer "menina" em Japonês, sinônima com shoujo 少女 e joshi 女子.

Em Japonês é mais normal usar otaku mesmo para se referir a garotas otaku. Combinando palavras, é possível dizer otaku shoujo オタク少女, otaku joshi オタク女子 ou otaku otome オタク乙女, tudo significando "garota otaku."

Como otome é literalmente "garota" e não é uma palavra tão rara assim, seria difícil ela virar gíria no otaku fêmea no Japão, porém, parece que onde não se fala Japonês isso está acontecendo sim. Possivelmente a palavra pegou fora do Japão por causa dos otome geemu 乙女ゲーム, ou "jogos otome".

Nesses jogos, que são feitos "para garotas", ou otome muke 乙女向け, a jogadora vive a vida de uma personagem num harém reverso, ou seja, cercada de números garotos bishounen 美少年 e cenários românticos. Esses jogos têm como objetivo criar um relacionamento amoroso entre a jogadora e os personagens.

Personagens Otaku

Em animes, garotos otaku são retratados como aqueles caras gordos tipo Hashida Itaru 橋田 至 de Steins;Gate. Curtem tanto mangá que passam o dia no computador em sites como futaba channel 双葉ちゃんねる (também conhecido com 2chan, de onde foi inspirado o 4chan Americano) discutindo anime na internet, comprando blu-rays dos animes favoritos, juntando pilhas e pilhas de mangás, e mantendo uma coleção de bonecas bonecos de personagens.

Por outro lado, as garotas otaku que aparecem em anime, como Goutokuji Kayo 豪徳寺 かよ de Sabagebu! さばげぶっ!, são tudo que os garotos otaku exceto gordas. Em vez disso, elas costumam ser maniacas por cosplay, ou em casos piores, são fujoshi 腐女子.

Personagens otaku Karaage Lemon e Goutokuji Kayo do anime e mangá Sabagebu!

É comum os otaku aparecem de forma extrema e com estereótipos em animes. Algumas vezes como inúteis na sociedade, ou NEET, outras vezes como gênios em cima disso. Como é o caso dos irmãos kuuhaku 「」 do anime No Game No Life.

Por causa dessa onda de extremismo nos personagens otaku, alguns animes e mangás tentaram fazer um esforcinho extra pra ir contra essa onda. Em Gate: Jieitai Kanochi nite, Kaku Tatakaeri ゲート自衛隊 彼の地にて、斯く戦えり, o protagonista Itami Youji 伊丹 耀司 é um soldado do exercito que diz trabalhar duro para poder manter seu hobby de otaku e pagar pelos animes e jogos eletrônicos que ele curte.

Em outros casos, os otaku de anime são mais próximos do normal, como se fossem meros fans anime mesmo e não doentes mentais. Isso pode ser visto no anime Durarara!! デュラララ!! onde o duo  de personagens Karisawa Erika 狩沢 絵理華 e Yumasaki Walker 遊馬崎 ウォーカー costumam fazer referências a nomes de animes no meio das conversas.

Como pode ver, tem muito otaku em anime, só que os otaku de animes são só otaku de anime. Isto é, nunca são otaku de outro assunto. Isso já que quem assiste anime se identificaria mais facilmente com um personagem que é viciado em anime do que um personagem que é viciado em alguma outra coisa nada a ver.

Outros Tipos de Otaku

Como disse no início do post, um otaku pode ser um especialista em qualquer tipo de hobby, não somente de anime, mangá ou jogos. Prova disso são os juu otaku 銃オタ, ou "otaku de armas", que são pessoas que gostam tanto de pistolas, metralhadoras, e outras armas de fogo que sabem muito mais sobre elas que uma pessoa considerada normal.

(como se não bastasse os dois otaku de antes, Sabagebu! também está cheio de juu otaku)

Você pode estar se perguntando: "mas otaku não é só um cara que gosta de alguma coisa então?"  A resposta é não. Gostar de algo não é o mesmo que ter um hobby, e ter um hobby não é o mesmo que ser um otaku.

Uma pessoa qualquer pode assistir um anime pela primeira vez e achar legal. Outra pode gostar tanto que passa a assistir animes com frequência. Mas raramente você encontra pessoas capazes de falar não somente de anime, mas também dos produtores, dos estúdios envolvidos, dos seiyuu 声優, "atores de voz", dos artistas, de sakuga 作画. Enfim. Raramente você encontra esse tipo de especialista.