Artigos Aprenda Ler

Omake おまけ

6 de fevereiro de 2016
É realmente muito difícil que você tenha ouvido essa palavra em um anime. É mais fácil ter lido num mangá, mas não na história do mangá, talvez numa nota em algum lugar no verso da última página. O tal de omake おまけ.

Acredite ou não, essa palavra na verdade aparece com certa frequência em diálogos. Especialmente em diálogos de anime. Talvez se você se concentrar você consiga lembrar de algum personagem falando omake ni おまけに ou omake datta おまけだった.

Um omake ou algo que foi omake-tizado, é simplesmente algo extra que é dado ou ganhado de graça. Um bônus.

Você encontraria omake ni em uma frase do tipo "essa espada é capaz de cortar qualquer coisa, além disso reflete bem e serve como espelho." Com certeza ninguém quer uma espada para usar como espelho, mas o fato de isso ser possível é um adicional, é um omake.

Se você compra uma porção de ramen e ganha uma figurinha do Naruto de brinde, o brinde então seria um omake. Em uma negociação entre facções, qualquer coisa além do que é estipulado numa troca é um omake. E assim por diante.

Omake em Animes e Mangás

Quando se tratá de mangás, entretanto, o omake é qualquer coisa no mangá que não faz parte da história do mangá. Normalmente isso fica depois do fim de um capítulo ou antes do começo, para não atrapalhar com o mangá.

Informação adicional e completamente inútil sobre personagens é um tipo de omake. Perfis com idade, tipo sanguíneo, comida favorita e coisas do gênero é um omake comum. Algumas vezes o omake pode ser uma piadinha em 4-koma 四コマ, outras vezes pode ser uma ilustração adicional que não teria como colocar no meio do mangá.

Quem curte esses omake mesmo não são os leitores e espectadores comuns, mas sim os otaku オタク que são fans do trabalho e querem saber o máximo possível sobre ele.

Exemplos de Omake

Em Shingeki no Kyojin 進撃の巨人 por exemplo, detalhes sobre o equipamento de manobras 3D e sobre as três paredes da história podem ser encontradas no início de certos capítulos. Essa informação também aparece na entre a primeira e a segunda parte de alguns episódios do anime. Em suas duas formas é um tipo de omake.

No anime Gintama, embora seja difícil de dizer com certeza dado a natureza do anime, há certos quadros que aparecem algumas vezes depois do final de alguns episódios que podem ser considerados como omake. O quadro Ginpachi-sensei, por exemplo, onde Gintoki responde perguntas de maneira humorosa, dura um ou dois minutos e não tem relação alguma com a história do anime.

Até jogos podem ter omake. A série Metal Slug por exemplo costumava colocar desenhos de personagens e de máquinas do jogo que poderiam ser destrancados e vistos dependendo do progresso do jogador.

Alguns exemplos de omake em mangá, anime e jogos.

Em geral, omake em anime e mangá é algo que o autor adiciona como um extra mas não altera em nada o rumo da série. Se não tivesse, não faria diferença no final. É realmente um brinde.