Artigos Aprenda Ler

Idade em Japonês

24 de fevereiro de 2016
Personagens de anime normalmente têm duas faixas etárias: entre 10 e 20 anos de idade e acima de 60. Mas como que fala dessa idade em Japonês mesmo?

Pra começo de conversa, aqui no Brasil, em Português, falamos "anos de idade", que se olhar bem são três palavras. No Japonês a coisa é bem mais simples, "anos de idade" seria simplesmente sai 歳, só que o uso disso é meio complicado.

Primeiro. Pra dizer "15 anos de idade" se diz jyuu go sai 15歳. 27 anos, nijyuu nana sai 27歳. E assim por diante. (aprenda sobre números em Japonês)

Por outro lado, pra se perguntar a idade de alguém costuma se dizer simplesmente nansai? 何歳? como por exemplo:
  • kimi wa nansai desuka? 君わ何歳ですか?
    Quantos anos você tem?
  • jyuu go sai desu 15歳です
    Tenho 15.

É. A tradução disso aí é meio complicada.

Pra piorar, um caso bem especial é "20 anos de idade" que se fala hatati 二十歳. Note que a escrita é a mesma que para nijyuu sai 二十歳, e o significado é o mesmo também. Simplesmente acontece que 20 anos de idade é uma idade importante culturalmente no Japão e isso deixa transparecer no vocabulário.

Para se dizer "idade" mesmo, literalmente "idade de anos," se diz nenrei 年齢, que junta os kanji 年 e 齢 que significam "ano" e "idade" respectivamente.

Aniversário em Japonês

O dia que alguém fica mais velho é o dia que ele nasce, o seu "aniversário," também chamado de tanjyoubi 誕生日.

No tanjyoubi é normal ouvir a frase "feliz aniversário,"  e feliz aniversário em Japonês é tanjyoubi omedetou 誕生日おめでとう. Literalmente isso quer dizer "parabéns pelo seu aniversário."

Idade Escolar

Essas palavras todas do post não tem nada a ver com anos de escola, ou séries de escola. No post sobre gakkou 学校 e gakusei 学生 os anos escolares já foram discutidos, é melhor ir pra lá se você quiser aprender sobre eles

Um comentário:

Deixe seu komento コメント no posuto ポスト desse burogu ブログ