Artigos Aprenda Ler

Estrelas e Planetas em Japonês

20 de fevereiro de 2016
Tem muitos animes no espaço, que falam de utyuu 宇宙, mas que raramente rolam no nosso pequeno sistema solar. Por causa disso, é melhor já se preparar e aprender alguns nomes de planetas em Japonês e outras palavras do gênero, pro caso duma espaço-nave de anime passar perto da Terra.

Indo direto ao assunto, os 8 planetas do "sistema solar," ou taiyoukei 太陽系, são:
  1. Mercúrio.
    suisei 水星
  2. Vênus
    kinsei 金星
  3. Terra
    tikyuu 地球
  4. Marte
    kasei 火星
  5. Júpiter
    mokusei 木星
  6. Saturno
    dosei 土星
  7. Uranus
    ten'nousei 天皇制
  8. Netuno
    kaiousei 海王星

Além desses, os não-planetas de nosso sistema são chamados de:
  • Sol (estrela)
    taiyou 太陽
  • Lua (satélite)
    tsuki
  • Pluto (planeta anão)
    meiousei 冥王星

Os nomes dos planetas suisei, kinsei, kasei, mokusei e dosei vem dos cinco elementos Wu Xing da filosofia chinesa, água sui 水, metal kin 金, fogo ka 火, madeira moku 木, e terra do 土 respectivamente.

O 天王 da palavra ten'nousei vem de ten 天 que é "céu" e ou 王 que é "rei." Literalmente, "estrela do rei dos céus." Na mitologia Grega, Uranus era o deus dos céus.

Similarmente, 海王 de kaiousei, vem do kanji 海 que significa "mar," e Netuno era o deus dos mares.

Finalmente, o 冥 de meiousei significa "trevas." Pluto era o deus do submundo grego, e falando nisso, meikai 冥界 seria a palavra para "submundo" em Japonês.

Tome cuidado que o kanji para lua, tsuki 月 também é o mesmo para mês em Japonês, gatsu 月. E como sempre as leituras e significados se misturam. Por exemplo, mangetsu 満月 é "lua cheia," uma das fases da lua.

A palavra tikyuu que é nome do nosso planeta vem de 地 que significa "terra" ou "solo" e o 球 que significa "esfera." Sim, o planeta Terra é literalmente uma "esfera de terra." Meio estranho se você lembrar que esse planeta tem tanta água nele.

O kanji que aparece em várias dessas palavras, o 星, significa "estrela" ou "planeta." Um hoshi 星 é uma "estrela" ou "planeta" específico. E "as estrelas," no sentido de cosmos, seria hoshiboshi 星々(o que é 々)

(não confunda hoshi 星 com hoshii 欲しい que quer dizer "desejado" no sentido de querer algo)

Uma "galáxia" cheia de hoshi é chamada de ginga 銀河. Como nós não costumamos falar de outra galáxia que não seja nossa, ginga pode ser usada para falar da Via Láctea. Entretanto, o nome oficial da Via Láctea em Japonês é ama no gawa 天の川, que junto 天 de "céu" com 川 de "rio." Literalmente, "rio dos céus."

Você vai ouvir a palavra ama no gawa na vida com a mesma frequência que se ouve a palavra "Via Láctea": nunca.

Por último dos últimos, uma palavra que é bem falada em animes que não tem nada a ver com nossos planetas ou até mesmo a nossa galáxia, é a palavra utyuu 宇宙 que significa "universo" ou "espaço."

Dessa palavra vem outra popular em animes como Gintama 銀魂: utyuujin 宇宙人, que significa "alienígena," ou mais literalmente "pessoa do espaço."

Pra quem gosta de animes com batalhas no espaço, eu recomendo Tengen Toppa Gurren Lagann 天元突破グレンラガン e Sidonia no Kishi シドニアの騎士. Eles têm o que é de melhor em animes shounen e seinen respectivamente, escolha o tipo que preferir.