Artigos Aprenda Ler

Plurais em Japonês

5 de fevereiro de 2016
Cadeiras, livros, escolas. No Português é só botar um "s" e a palavra vira plural, mas no Japonês não tem como fazer isso. Simplesmente não existem plurais para substantivos em Japonês. O mais próximo é quando tentamos falar "nós" ou "vocês," ou pluralizar pessoas e animais.

Para falar "nós" por exemplo, é só botar um sufixo pluralizador em uma das palavras que significam "eu" em Japonês.

O sufixo mais comum é o -tachi -達. Lido "táti". Como se fosse um "está bem, tiu" extremamente abreviado.

Watashi-tachi 私達, ore-tachi 俺達, boku-tachi 僕達, e etc. todos querem dizer "nós." A palavra escolhida para "eu" é a mesma de sempre. Se quem está falando costuma usar ore, mas está num grupo com gente que usa watashi ou boku, certamente que ele vai usar ore-tachi.

Esse sufixo pode ser usado com várias outras palavras, veja:
  • kodomo-tachi 子供達
    Crianças
  • neko-tachi 猫たち
    Gatos
  • hito-tachi 人たち
    Pessoas

Não é comum ver objetos sendo pluralizados. Por exemplo, hon-tachi 本たち, que seria "livros", ficaria meio estranho.

Também existe o sufixo pluralizador -ra 等, mas é usado somente em certos casos, como em warera 我ら e bokura 僕ら, ambos significando "nós".

(juntando bokura com a partícula no の você tem o nome do anime bokurano ぼくらの, que quer dizer literalmente "nosso")

O tal do sufixo -ra também é usado com karera 彼ら e aitsura あいつら para dizer "eles" no plural, em vez de só kare e aitsu que seriam no "ele" no singular.

O último sufixo pluralizador, mais raro que todos, é o -gata がた. Por ser um honorífico, você talvez tenha visto em algum anime de espadachins, algum servo de algum lugar usar a palavra anata-gata あなた方 para dizer "vocês." Isso pode ter soado como anta-gatá também. (Sim. São dois animais juntos.)

Quando não se trata de pessoas não se costuma pluraliza em Japonês. Se alguém falar hon wo kaou 本を買おう, isso pode significar tanto "vamos comprar um livro" quanto "vamos comprar vários livros."

Um comentário:

Deixe seu komento コメント no posuto ポスト desse burogu ブログ