Artigos Aprenda Ler

AMV e MAD - Significado - Vídeos de Anime com Música

15 de fevereiro de 2016
Fans de anime mostram sua fanacidade pelos desenhos animados Japoneses de várias formas, uma delas, são os tais de AMV e MAD.

AMV, que é uma abreviação do Inglês Anime Music Video, que significa "vídeo musical de anime" em Português, são clips de música criados por fans que juntam cenas de diversos animes num vídeo só, editando uma música em cima dessas cenas.

Para ter uma ideia da qualidade de edição desses vídeos, abaixo está o AMV que ficou em quarto lugar da Competição AMV do Japan Expo de 2015 sedeado em Páris, França.


Um detalhe interessante é que, embora vídeos AMV tenham muito haver com anime, eles não são comuns no Japão. Fans Japoneses de anime tendem a fazer vídeos MAD em vez de AMV.

MAD vem de Myuujikku Anime Douga/ミュージックアニメ動画, ou seja, "vídeo musical de anime." Perceba que MAD tem o mesmo significado expandido que AMV, mas é uma coisa um pouco diferente.

O ponto mais importante é que um AMV usa o som de uma música e edita cenas de anime para combinar com o ritmo da música. Por outro lado, MAD é um termo bem amplo para vídeos que editam desenhos de anime com música.

Além disso, lembre que anime em Japonês quer dizer muita coisa, então tem várias MAD que nem tem cenas de animes. Por isso tem AMV que é MAD, mas tem MAD que não é AMV.


Outra coisa que é diferente no Japão é que o website niconico é usada em vez do youtube. O vídeo acima por exemplo vem do niconico, mas foi repostado no youtube por um fan, já que o niconico é bem chatinho de acessar pra quem não é do Japão.

Mais uma sigla que é comum nesses negócios de vídeos de anime é o MEP, que vem do Inglês Multiple Editor Project, literalmente  "projeto de múltiplos editores." Isso são projetos, vídeos, AMV ou MAD, editados por mais de uma pessoa. É um nome para trabalhos em grupo.

3 comentários:

Deixe seu komento コメント no posuto ポスト desse burogu ブログ