Artigos Aprenda Ler

Tsundere ツンデレ, Yandere ヤンデレ, Kuudere クウデレ - Significado em Japonês e Diferenças

14 de fevereiro de 2016
Em animes têm tanto personagem tsundere ツンデレ, yandere ヤンデレ e kuudere クウデレ que fans de anime no Japão invetaram essas gírias pra falar desses tipos de personagens, mas o que elas querem dizer mesmo?

É bem simples, mas só fan de anime mesmo pra entender. Cada um desses dere デレ define uma personalidade diferente que surge em garotas de mangá e anime. Essas personalidades repetem tanto, são tão clichê, que deu até pra criar palavras pra falar sobre elas.

Isso foi a mundo tempo atrás. Hoje em dia tsundere, o tipo mais comum dos três, é tão popular que pode surgir fora do mundo dos animes. Em séries destinadas para otaku オタク é comum ver essas palavras estranhas faladas até pelos próprios personagens.

Tsundere ツンデレ

É uma garota que gosta de um personagem, normalmente o personagem principal, porém ela faz de tudo para parecer que não gosta dele e tenta agir indiferentemente. Lógico que isso não funciona, e fica extremamente óbvio que não somente não é indiferente, mas ainda por cima é uma tsundere.
  • Usa frases como "não fiz isso porquê gosto de você,"
  • Costuma ser a heroína principal de séries harém.
  • Continua sendo tsundere mesmo depois de entrar em um relacionamento

Exemplo de Tsundere

Louise Françoise Le Blanc de La Vallière, também conhecida como Zero.
Do anime e mangá Zero no Tsukkaima ゼロの使い魔, "O Familiar de Zero" ou The Familiar of Zero.

Tsundere Louise Françoise Le Blanc de La Vallière, ou Zero, do anime Zero no Tsukkaima

Origem da Palavra

O tsun de tsundere vem de tsuntsun つんつん, uma palavra onomatopaica para "indiferente" ou "sem amor." 

Ou seja, tsundere é na verdade uma abreviação para tsuntsun deredere.

Yandere ヤンデレ

É uma garota com amor doentio que tem obsessão por um personagem, costuma seguir ele (estilo stalker), colecionar coisas e fotos dele, e faz ameaças a outras garotas se ficar com qualquer ciúme. Em animes mais violentos, personagens yandere podem até atacar ou matar outros à sangue frio.
  • Abertamente diz e mostra ser apaixonada por um alguém, mesmo que não correspondida.
  • Ameça e a ataca qualquer um que se aproximar de quem está interessada.
  • Pode atacar até o personagem que ama e sequestrar ele.

Exemplo de Yandere

Gasai Yuno 我妻 由乃, também conhecida como aquela menina psicopata com a machadinha.
Do mangá e anime Mirai Nikki 未来日記, "Diário do Futuro" ou Future Diary.

Yandere Gasai Yuno do anime Mirai Nikki (Diário do Futuro)

Origem da Palavra

Vem de yami 病み que quer dizer doença. Isso torna yandere literalmente um dere doentio. Outras palavras relacionadas são o verbo yamu 病む, "adoecer" e sua conjugação yanderu 病んでる, "estar doente."

(não confunda com yami 闇 que quer dizer trevas)

Kuudere クーデレ

É uma garota fria que não mostra sentimentos, emoções, ou até mesmo expressões faciais. Praticamente não deixa se mover por nada que aconteça, seja explosões, assassinatos, ou confissões de amor. Uma kuudere pode ser tanto aquelas personagens estilo exterminador do futuro, sérias e sangue frio, ou personagens parecidas com bonecas em forma humana, que não têm emoção.
  • Não sorri nem ri nem pelas piadas mais engraçadas.
  • Costuma ser introvertida ou tensai 天才 como outros atributos.
  • Tem emoções, mas só as mostra quando está sozinha com quem realmente gosta.

Exemplo de Kuudere

Ayanami Rei 綾波 レイ, também conhecida como outro motivo para EVA não fazer sentido.
Do anime Shinseiki Evangelion 新世紀エヴァンゲリオン, EVA ou Neon Genesis Evangelion.

Kuudere Ayanami Rei do anime Shinseiki Evangelion, ou Neon Genesis Evangelion

Origem da palavra

Vem de kuuru クール, que por sua vez é um gairaigo 外来語 de cool em Inglês.

Esse cool é literalmente "frio" em Português, o que é o caso das kuudere frias e sem emoções. Porém, cool também pode ser usado para pessoas que agem como o exterminador do futuro, explodindo tudo que vê pela e mostrando suas habilidades com uma cara de "isso é normal pra mim," o que é o caso do outro tipo de kuudere.

Deredere デレデレ

Agora você sabe o que são esse monte de dere nos personagens, mas o que é dere em Japonês? O que significa essa palavra?

É meio complicado, na verdade, dere é uma abreviação de deredere でれでれ, que por sua vez é uma onomatopaica para "flirtar," "namorar," "estar apaixonado," etc

Para quem não sabe, onomatopaicas Japonesas são meio diferentes das onomatopeias de outras linguás. Se miau é o som que o gato faz, deredere seria o som de namorar.

(nem me pergunte.)

Continuando, dere também pode ser usado como uma ação, um verbo ichidan terminado em -ru. Com isso as palavras dereru デレる e dereteiru デレている podem ser traduzidas para algo tipo "amar" e "amando" do Japonês, ou mais literalmente, "dere-rando".

7 comentários:

  1. Gostei muito da matéria! Sempre quis saber o que significa e vc explicou com perfeição, obrigada! Alem de usar bastante os alfabetos japoneses e não só o roomaji, eu gosto disso.

    E essas Onomatopeias japonêsas são realmente esquisitas. Tipo, uma vez eu tava tentando legendando um anime e a mina abriu a porta (de correr) e falou カラカラ eu fiquei tipo "que porra é essa? " tive que queimar o juízo pra chegar a conclusão que poderia ser uma onomatopeia e pesquisar o significado. Sim, porque pesquisar o significado de palavras aleatórias em Katakana é a mesma coisa de procurar uma agulha no palheiro (principalmente se for essas onomatopeias). Só depois fui descobrir que é a onomatopeia de uma porta de correr abrindo (que sinceramente, não sei onde foi ou como que os japoneses ouviram karakara quando abrem a porta)

    Eu gostaria de saber outros tipos de "personalidades" do animes (tipo moe etc)

    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Muito bom >u< Eu sabia de Tsundere e Yandere, mas tinha minhas dúvidas sobre se sabia realmente o que era Kuudere e isso esclareceu tudo <3 Ainda adicionou informações~ Parabéns ><

    ResponderExcluir
  3. agora eu sei que o jogo yandere simulator a Ayano é duente de amor

    ResponderExcluir
  4. A Yuno sempre ganha a posição de yandere

    ResponderExcluir
  5. meu Deus uma garota da minha sala agi perto de mim como uma yandere

    ResponderExcluir

Deixe seu komento コメント no posuto ポスト desse burogu ブログ