Artigos Aprenda Ler

NEET - Significado em Japonês - ニート

20 de fevereiro de 2016
O medo número 1 de personagens de animes escolares é se tornar um NEET, ou niito ニート, e quando um personagem NEET aparece dá até para ver o motivo. Mas de onde vem essa palavra mesmo?

Na verdade, embora ela seja frequentemente usada em animes, NEET não é uma palavra de origem Japonesa, e sim um gairaigo 外来語 da sigla Inglês Not in Education, Employment or Training, que traduz para o Português como "Não em Educação, Emprego ou Treinamento."

Essa palavra é usada para falar de pessoas que não estão matriculadas em escolas, cursos, ou ensino superior, não estão empregadas ou trabalham autonomamente, e não estagiando em algum empresa. Ou seja, elas não contribuem para a sociedade e não estão tentando se habilitar a contribuir.

Tecnicamente falando, qualquer pessoa desempregada e procurando emprego é um NEET. Porém, essa palavra é mais usada em direção a pessoas que não somente não fazem nada no momento mas também não querem fazer nada nunca.

Embora a palavra venha do Inglês ela não é normalmente usada em nenhum país que fala Inglês. Seu uso mais popular é no Japão (acredito eu que os Japonesas gostaram da palavra só pelo fato de ser uma abreviação)

Quando NEET é usada fora do Japão pode ter 200% de certeza que é algum fan de anime que ouviu a palavra nem algum desenho animado Japonês.

Em animes, personagens NEET costumam ser retratados como hikikomori 引きこもり e às vezes como otaku オタク também, porém, essas três palavras certamente não são sinônimas. Acontece que hikikomori normalmente vira um otaku, e a menos que estude ou trabalhe de casa, não estaria em educação, emprego ou treinamento.

O motivo pelo qual tantos personagens NEET são otaku em anime é que, se eles não fossem, seriam completamente uns vagabundos a vista dos espectadores. Fans de anime simpatizam com outro fan de anime, mesmo que ele não preste para nada.

Para ter uma ideia, um personagem NEET que não é nem otaku nem hikikomori é Hasegawa Taizou 長谷川 泰三 do anime em mangá Gintama 銀魂, também conhecido pelo apelido de MADAO. Para quem ainda não assistiu, basta saber que ele vira um mendigo no começo da série e nunca mais sai disso.