Artigos Aprenda Ler

Moe em Anime - significado

17 de fevereiro de 2016
Anime e moe 萌え são coisas que andam junto, afinal de contas, a palavra moe foi criada por fans de mangá e anime para falar de mangá e anime, e fans de mangá e anime são os caras que acabam criando mangá e anime. Com isso a palavra moe começou a ser falada até dentro dos animes de onde ela surgiu, mas exatamente o que quer dizer moe?

A tradução mais comum que você pode encontrar é que moe quer dizer garotas meigas de anime. Com isso animes moe costumam ser animes como K-On, Lucky Star e Nichijou 日常, que tem todos ou quase todos os personagens meninas, e elas tentam ser o mais moe possível a toda hora.

A palavra moe, entretanto, não é tão simples assim.

Se fosse para sumarizar em uma palavra no Português... não dá. Significados de moe são "belo" ou "meigo" como kawaii 可愛い, pode significar "fascinação" com garotas de certa aparência ou circunstância, ou até mesmo, em raras, raras circunstâncias, pode querer dizer seu significado original de antes de se tornar gíria.

Fora do mundo dos animes moeru 萌える quer dizer "brotar." Tipo de planta que brota brotos. Mas dentro do mundo dos animes, entretanto, moeru 萌える e inflexões como moeteiru 萌えている tem outro sentido, o de se "fascinar" com um personagem de anime ou mangá.

A personagem moe faz o fan de anime moeru-tar, ou talvez a causalidade aqui esteja ao contrário, talvez é o fan de anime moeru-tar por uma personagem que faz ela ser moe.

(um trocadilho comum com moeru 萌える é o moeru 燃える, que quer dizer "queimar." Com isso, moe 燃え significa "queimação." Se você ver um garota meiga num anime pegando fogo e falando de moe, pode ter certeza que é uma piada que você não entendeu)

Pra complicar ainda mais, como pode ser visto em alguns animes feitos para fans de animes, e personagens otaku que costumam mencionar moe. Pessoas diferentes tem moe diferentes.

???

Isso é, moe é na verdade uma preferência por um tipo de personagem. O seu moe pode ser tsundere, yandere, kuudere ou até algo mais complicado.

Na LN, mangá e anime Overlord por exemplo, Momonga nota que um de seus amigos e membro de seu clan no MMORPG Yggdrasil, Tabula-san, criou a personagem Albedo com uma aparência exterior maravilhosa e impecável, mas com uma personalidade interior terrível e insuportável.

Isso devido ao fato que Tabula-san tinha um gyappu moe ギャップ萌え, o gyappu vindo do inglês gap, que quer dizer diferença ou distância. Ou seja, Tabula-san gostava de personagens que tinham um diferença entre como pareciam por fora e como eram por dentro.

Deu pra ter uma ideia de como é ridícula essa palavra? Pode botar a culpa nos fans de anime por isso.

Um comentário:

Deixe seu komento コメント no posuto ポスト desse burogu ブログ