Artigos Aprenda Ler

Fanservice - Significado em Japonês - ファンサービス

27 de fevereiro de 2016
Tem gente que gosta de anime com fanservice, tem gente que odeia fanservice (como eu), e tem gente que nem sabe o que é fanservice. Se você é desse último tipo aí, então hoje é teu dia de sorte.

Esse tal de fanservice é nada mais nada menos que cenas ou imagens em anime e mangá que são sensuais ou eróticas e não prestam pra literalmente nada.

Vou explicar melhor. Imagine que você é um moleque asiático de olhos-não-puxados que lua quase todo dia montado num robô gigante que por alguma motivo só você consegue pilotar contra alienígenas querendo destruir a Terra.

Ok?

Aí no sexto episódio você vai pra praia dar uma descansada junto das 5 garotas que formam 90% do elenco do anime. Não, os alienígenas ainda não foram derrotados, e o protagonista nem sequer bota o pé na água, mas durante esse episódio tem uns 5 minutos de vídeo de garotas 2D de biquíni.

Isso aí que é fanservice.

Anime com Fanservice

Alguns animes usam fanservice somente pra encher episódios filler.

Outros têm fanservice com maior frequência, só que ainda sim infrequentemente. Surgindo somente em boas oportunidades e nunca em todo episódio. Esse é o caso de animes com um elenco de personagens balanceado, feitos para uma demografia shounen 少年 ou otaku オタク.

Em animes mais sérios não costuma haver fanservice de jeito nenhum. Alguns animes que já são para adultos devido a violência ou ideias impróprias para menores não costumam ter fanservice. Ironicamente, isso inclui animes que acabam mostrando uma mulher ou outra sem roupa de modo que faz sentido com a história, o que não é fanservice.

A palavra fanservice não é sinônima com nudez ou com sensualidade. Se trata apenas de cenas desse tipo com o único objetivo de atrair a atenção dos fans, normalmente usando personagens que são populares para a audiência.

Finalmente, há animes que são basicamente feitos de fanservice e mais nada. Esses animes são sempre do gênero harém, e animes desse gênero são quase sempre comédias românticas.

Fanservice ou Fan Service?

Quem acha que fanservice é uma palavra Inglesa errou por pouco. Na verdade, fanservice vem de fansaabisu ファンサービス, que por sua vez é wasei-eigo 和製英語 do Inglês fan service, ou seja, é uma palava Japonesa criada a partir de palavras Inglesas.

Embora fan service não esteja totalmente errado, já que room service por exemplo é uma coisa em Inglês, o que acontece é que fan service não começou a existir no Inglês. Os Japoneses inventaram essa palavra e então o povo que falava Inglês descobriu sobre ela conversando com quem falava Japonês.

6 comentários:

  1. Fairy Tail é um Fanservice fudido então, nunca consegui achar a palavra certa para esse anime até agora, mesmo assim amo o anime de qualquer forma, o post ajudou bastante, valeu.

    ResponderExcluir
  2. então é a mesma coisa que ecchi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Chama de fanservice quando "ecchi" aparece em um anime que não é sobre ecchi como algo extra para os fans, que alguns fans podem considerar um estorvo atrapalhando a história. Existem animes que são 90% ecchi, aí não se chama de fanservice mais, já que ecchi se torna o componente principal do anime.

      Outra coisa: em Japonês ecchi エッチ é sinônimo com "sexo." Fora do Japão chamamos cenas ligeiramente picantes em anime de ecchi, mas no Japão a palavra é usada de outras formas.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo4/1/18 17:44

      Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. Não postem spoilers nos comentários, por favor.

    ResponderExcluir

Deixe seu komento コメント no posuto ポスト desse burogu ブログ