Artigos Aprenda Ler

Fases da Lua em Japonês

20 de fevereiro de 2016
Tem muito anime que faz referência sobre às "fases da Lua", ou gessou 月相, por um motivo ou outro. Como a Lua cheia por exemplo. Ou a Lua cheia. A Lua cheia. A Lua cheia. E também, é claro, a Lua vermelha de sangue. Por causa disso, esse post irá falar das fases da Lua menos populares em Japonês.

Pra começar, a palavra Lua em si em Japonês é tsuki 月. Suas fases, gessou 月相, são as seguir:
  • Lua nova
    shingetsu 親月
  • Lua crescente
    jougengetsu 上弦月
    ou jougen 上弦
  • Lua cheia
    mangetsu 満月
  • Lua minguante
    kagentsu 下弦月
    ou kagen 下弦

As quatro fases da Lua em Japonês: Lua nova, shingetsu, Lua crescente, jougengetsu, Lua cheia, mangetsu, e Lua minguante, kagengetsu

No caso das palavras para Lua crescente e Lua minguante, o gengetsu 弦月 significa "meia lua." Um jeito mais literal de dizer isso seria a palavra hangetsu 半月, por han 半 significar "metade."

Ainda sobre essas duas fases, 上 e 下 são kanji que significam "para cima" e "para baixo" respectivamente, mas também podem querer dizer aumentando e diminuindo. A 上弦月 é uma 弦月 que vai aumentando, e a 下弦月 é uma 弦月 que vai diminuindo.

O shin 新 de shingetsu 新月 significa "novo," e aparece em palavras como atarashii 新しい. Por outro lado, o man 満 de mangetsu 満月 significa "cheio" e aparece em palavras como manzoku 満足, que por sua vez quer dizer "satisfeito" (com uma refeição por exemplo).