Artigos Aprenda Ler

Ship em Anime - o que é

25 de fevereiro de 2016
Vira e meche você ouve algum fan de anime falando de ship (não chip, ou xip, e sim ship). Personagens que ela (ou ele) shipa, quem já shipou, quem está shipando, só não diz o que é shipping por algum motivo. Pois aqui está a resposta.

Essas palavras são todas usadas por fans de anime, mangá e séries em geral, tanto no Brasil quanto ao redor do mundo. Seu significado tem haver com relacionamento dos personagens, especialmente os relacionamentos amorosos que os fans gostariam que os personagens tivessem.

Fans discutem seus ship entre si em fóruns e blogs na internet constantemente. Os fans com maior habilidade artística vão além e costumam criar trabalhos derivados com os ships favoritos que eles estam shipando, normalmente em formatos fan fiction ou doujinshi 同人誌.

Personagem Patrick Estrela do anime Bob Esponja dizendo: "Bob Esponja, você não se lembra do ship? Eu shipo, tu shipas, ela shipa, nós shipamos; shipando, shipado, Shipologia, o estudo do ship. Da primeira série, Bob Esponja!"

Quando falamos de shipping, cada ship, cada relacionamento, é imaginado por fans de um trabalho de ficção. Por ser inventado pelo fan, o ship não é canon, isto é, o ship pode ser contrariado pelo trabalho original de onde os personagens vem.

Por outro lado, há certos ships que nunca existiriam nos anime ou mangá. Principalmente se tratando de casais homossexuais, que praticamente não existem em canon exceto no gênero shounen-ai 少年愛, ou de personagens que são inimigos jurados e nunca ficariam junto.

Como é o caso por exemplo do ship L e Light de Death Note, que não somente é um ship gay mas ainda por cima é dos dois personagens que tentam se matar durante a série inteira.

Há com certeza ship de casais heterossexuais, inclusive a palavra ship costumava ser usada exclusivamente para shippers de casais heterossexuais, e separava os shippers de slashers que shipavam relacionamentos homossexuais. O ship de um slasher sendo chamado de slash.

O que é OTP

Como shippers podem shipar vários ships e personagens shipados podem fazer parte de vários ships também, logo surge o problema: qual é o melhor ship?

Um OTP, abreviação do Inglês One True Pairing que significa o "Um Par Verdadeiro", se trata de um par, ou seja, um casal, um ship que um shipper acredita ser o melhor ship possível.

Em outras palavras, um OTP é o ship favorito de alguém.

Ship Name

Uma coisa que todo ship tem é um ship name,literalmente "nome do ship," ou seja, um nome específico para um determinado casal de personagens.

Por exemplo, Naruto / Sasuke poderia ser um nome de ship simples para o casal de personagens Naruto e Sasuke. (a "barra" / em Inglês se chama slash, daí vem os slashes mencionados anteriormente)

Porém, também é comum criar nomes para ship juntando nomes dos personagens. Como NaruSasu ou SasuNaru por exemplo.

Outro detalhe é o símbolo "x". Embora a ordem dos nomes não faça muita diferença na maioria das vezes, quando se trata de casais gay e mais especificamente doujinshi yaoi (pornografia homossexual), o ordem dos nomes determina quem é o seme 攻め e o uke 受け respectivamente. (quem fica "em cima" e "em baixo")

(literalmente, semeru 攻める é "atacar" e ukeru 受ける é "receber [um ataque, por exemplo]")

Em comunidades de fans de séries mais populares, com ships mais populares, os nomes dos ship podem se tornar incrivelmente obscuros e passarem a não ter nada a ver com os nomes dos personagens do ship em questão.

Origem de Ship

A palavra ship em si vem do Inglês relationship, que quer dizer "relacionamento." Primeiro o neologismo usado para quem shipava um certo casal era relationshippers. Disso foi abreviado para r'shippers, até que finalmente chegou no simples shipper.

Da mesma forma, o relationship que o shipper shipava foi encurtado pra um simples ship.

Porém, no Inglês o ship do relationship é um sufixo, e aparece em palavras como kinshipchampionshipcensorship, etc. Pra piorar o verbo to ship, que pode ser "shipar", também querer dizer "transportar" como de avião ou navio, e falando nisso, um ship em Inglês como substantivo é "barco."

(fonte de várias trívias: fanlore.org shipping e pairing name)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu komento コメント no posuto ポスト desse burogu ブログ