Artigos Aprenda Ler

Hikikomori 引きこもり

19 de fevereiro de 2016
Tem muito hikikomori 引きこもり por aí, ou hikkii ヒッキー, que ficam assistindo animes toda hora e um dia ou outro acabam vendo um anime com um personagem que é tão hikikomori como eles. Ai surge a questão, o que é um hikikomori mesmo? Será que você é um hikikomori?

Pra começo de conversa, eu não sei o que você acha que um hikikomori é, mas se você não tem certeza absoluta é bem possível que você esteja errado.

Se você acha que hikikomori é um otaku オタク você já está errado. Do mesmo jeito que você estaria se achasse que um otaku é alguém que gosta de animes ou da cultura Japonesa.

Enfim. A palavra hikikomori 引きこもり em Japonês, de onde vem a abreviação hikkii ヒッキー, vem do verbo hikikomoru 引きこもる, que por sua vez quer dizer "ficar dentro de casa" ou "ficar dentro do quarto" em Japonês.

É, eu não tô de zu, a realidade do dicionário é uma cruel e fria.

Quando falamos de alguém que é hikikomori estamos falando de qualquer pessoa que não sai de casa ou não sai do quarto pra nada. Que costuma ficar trancado longe do público e da radiação solar. Acontece que, uma pessoa que passa tanto tempo sozinho, não passa esse tempo todo olhando para o teto.

Computadores e internet são a causa número 1 de hikikomori no Japão. Sem qualquer dúvida. Adolescentes passam o dia inteiro na internet, assistindo animes, lendo mangás online, escrevendo blogs sobre Japonês, jogando jogos de computador, enfim, não há necessidade pra eles tirarem a bunda da cadeira e saírem pela porta, então eles não fazem isso.
Como ser um hikikomori. Passo um: fique o dia inteiro na net sem sair de casa. Passo 2: Veja se há algo pra comer de hora em hora. Com personagem de Urushihara Hanzou ( Lucífer ) do mangá e anime Hataraku Maou-Sama!

Naturalmente, uma pessoa que gasta todo esse tempo fazendo uma coisa, como assistindo anime, acaba ganhando vasto conhecimento sobre isso e por sua vez se tornando um otaku. Só por esse motivo é que um hikikomori costuma ser um otaku e vice-versa, mas essas palavras não são sinônimas.

De mesma forma, como um hikikomori fica tão ligado no PC que não faz exercício físico, é normal que eles sejam retratados como um bando de otakus gordos anti-sociais que vivem de salgadinho, ramen e moe 萌え.

Dessas três coisas a única que todo hikikomori tem mesmo é falta de habilidades sociais. No anime No Game No Life ノーゲイムノーライフ, a dupla de protagonistas irmãos tensai são dois hikikomori que, embora vivam de ramen, são finos feito palitos e tem um medo mortal da cidade de Tókio.

Em Watashi ga Motenai no wa Dou Kangaetemo Omaera ga Warui! 私がモテないのはどう考えてもお前らが悪い! (WataMote), a personagem principal é um hikikomori e fujoshi 腐女子 que não é gorda, mas cuida tanto da própria aparência quanto o autor de Hunter x Hunter cuida de terminar a porcaria do mangá que não terminou ainda faz décadas

Finalmente, se você quiser sabe mais sobre hikikomori, é melhor assistir o anime "Bem-vindo à NHK," ou NHK ni Youkoso! NHKにようこそ! que é basicamente um anime feito sobre hikikomori.