Artigos Dicionário Aprenda Ler

Fujoshi e Fudanshi - Significado em Japonês - 腐女子 - 腐男子

28 de fevereiro de 2016
Talvez você tenha uma amiga que é fujoshi 腐女子 ou diz ser fujoshi, ou diz ser fujoushi que tá escrito errado, mas enfim. Se você não sabe o que é fujoshi, ou fudanshi 腐男子, termos usados por fans de anime, agora tá na hora de aprender.

Uma fujoshi é uma fan de anime, especificamente do sexo feminino, que curte mangá, doujinshi 同人誌 e fanfics contendo relacionamentos homossexuais entre homens, ou seja, de gêneros shounen ai 少年愛 e yaoi やおい.

Tradução pra leigos: garotas que gostam de desenhos gay.

Do outro lado da moeda, um fudanshi 腐男子 é o termo masculino de fujoshi. Não se sabe ao certo se fudanshi também preferem desenhos gay, ou contendo lésbicas, ou exatamente o que. Não é um termo muito usado e foi criado como um trocadilho da palavra fujoshi que surgiu antes.

Falando em não ser usado, fujoshi nem é um termo tão comum assim. É bem possível que todas as garotas que usem a palavra fujoshi são também otaku オタク ainda por cima, ou seja, levam bem a sério seus animes, mangás e ships.

Essa combinação é meio que importante para a indústria. Um otaku gasta mais dinheiro com anime e mangá que ele gosta do que uma pessoa normal. Por extensão, uma fujoshi também dá mais dinheiro para indústria.

Por causa disso várias séries fazem um esforço extra para agradar essas fans pagantes, mesmo quando o foco das séries não seja realmente agradar as fujoshi.

Gintoki de Gintama segurando mangás Yaoi / BL na mão

De onde vem

Pra quem não sabe disso ainda, joshi 女子 quer dizer "garota" em Japonês, e danshi 男子 quer dizer "garoto".

Com isso, fujoshi 腐女子 quer dizer literalmente "garota podre".

Você ouviu certo. Literalmente "garota podre."

O kanji 腐 também aparece em palavras como kusaru 腐る que quer dizer "apodrecer", e fushuu 腐臭 que quer dizer "cheiro podre", enfim, é podre mesmo.

Seguindo essa lógica, fundanshi 腐男子 seria "garoto podre." Agora qual o motivo dessa podridão toda eu já não sei lhe dizer.

3 comentários:

  1. Não é de se espantar que os japoneses vejam como podres pessoas que gostam de conteúdo homossexual. Enfim...

    Sou fujoshi de carteirinha e graças ao Yaoi (que inclusive eu fiquei sabendo que Yaoi não é uma palavra tão ultilizada no Japão. eles usam mais o BL, isso fez meu mundo cair 😯) mas enfim, eu entrei no mundo anime por causa dos yaois e hj sou fujoshi e Otaku Nível fanboy! Me orgulho muito de ter começado no mundo Yaoi e se eu sou considerada "podre" por isso, que seja! 😎

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da sua determinação! Sou Fujoshi de carne e osso :3

      Excluir
  2. Mahhh ... Sou Fujoshi ...

    Eu sei que é estranho .. Mais eu amo ler e escrever fics com esse tema .. Kkk

    ResponderExcluir

Deixe seu komento コメント no posuto ポスト desse burogu ブログ