Artigos Aprenda Ler

Doujinshi e Doujin - Significado em Japonês e Diferenças - 同人誌, 同人

15 de fevereiro de 2016
Uma palavra que não costuma aparecer muito em animes mas que costuma ser falada por fans de anime é o tal do doujinshi 同人誌 (pronunciado dojinxi) também conhecido como doujin 同人 (pronunciado dôjin), mas que negócio é esse?

Vamos começar do começo. No Japão, doujinshi costuma se tratar de mangás que parodiam outros mangás, animes ou jogos, emprestando o design de seus personagens, temas, cenários, histórias e algumas vezes sua popularidade quando são vendidos.

Na verdade, verdade mesmo, um doujinshi é um mangá feito por hobby, contrário de um mangá que é feito profissionalmente.

O Japão tem uma cultura de deixar em paródias como doujinshi serem vendidas sem forças direitos autorais dos autores originais. Isso se deve ao fato de que muitos mangaka 漫画家 ingressam na indústria de criar mangás profissionalmente começando como doujinka 同人家, ou seja, desenhando mangás com personagens de outras séries em vez de criar seus próprios personagens.

Doujin 同人 sem shi

A palavra doujin 同人 é sinônima com doujinshi só que tem um significado meio diferente no Japonês

Algumas vezes doujin quer dizer "mesma pessoa," e isso fica óbvio pelo significado de seus kanji, 同 e 人, que significam "mesmo" e "pessoa" respectivamente. Porém, no contexto em que estamos falando, doujin é mais próximo de doujinka, a pessoa que faz o mangá, do que é de doujinshi.

Um doujin é um grupo de doujinka, também chamado de "círculo" ou saakuru さーくる, que vem do Inglês circle. Em alguns animes dá pra notar que saakuru também é o nome que se dá para clubes, como clubes escolares.

Simplesmente, a palavra doujinshi 同人誌 junta o tal de doujin 同人, que é um grupo que compartilha um hobby, com o shi 誌, que quer dizer "revista" ou "publicação." Ou seja, doujinshi é literalmente "publicação de um grupo que compartilha um hobby."

Jogos Doujinshi

Isso fica ainda mais óbvio quando falamos de doujin geemu 同人ゲーム, literalmente "jogo de um doujin." Que são jogos feito por hobby do mesmo jeito que doujinshi são "revistas" desenhadas por hobby.

Uma tradução mais próxima seria a palavra indie que vem do Inglês independent. De certa forma, jogos doujin querem dizer jogos indie. Um exemplo sendo o doujin geemu Recettear: An Item Shop's Tale ルセッティア~アイテム屋さんのはじめ方~, que está sendo vendido na Steam com ambos tags J-RPG (RPG Japonês) e Indie.

Screenshot do menu principal de Recettear: An Item Shop's Tale em Japonês レセッティア~アイテム屋さんのはじめ方~

Histórias Doujinshi e Fanfics

No Japão a palavra doujinshi também é usada para histórias de texto. Esses "contos" são literalmente traduzidos para shousetsu 小説 em Japonês, que são histórias escritas. (não confunda com hanashi 話 que pode ser história falada também)

Fora do Japão fans de séries chamam suas histórias derivadas de fanfic. Isso não é exatamente o mesmo que doujinshi, já que, como disse, doujinshi pode ser algo completamente original só que indie, ou seja, feito por hobby.

2 comentários:

Deixe seu komento コメント no posuto ポスト desse burogu ブログ