Artigos Dicionário Aprenda Ler

Canon de Anime - significado

23 de fevereiro de 2016
Algumas vezes na vida você ouve aquela palavra, canon, e fica na dúvida: será que é cannon que Inglês é "canhão"? Será que é a Canon, fabricante de máquinas fotográficas? Sera que é o anime Kanon  カノン ou um personagem chamado Kanon? Mas não, não é nada disso.

Na verdade, canon quer dizer algo que vem da história original de uma obra de ficção e não de um trabalho derivado do original.

A palavra canon não vem do Japonês e não é exclusiva do Japão. Ela é usada por fans no mundo inteiro, inclusive pra coisas fora de anime e mangá.

No Japão fans costumam criar trabalhos derivados de animes e mangá chamados de doujinshi 同人誌. Em outras partes do mundo histórias em texto puro, também chamadas de fanfic, são criadas por fans.

Essas duas coisas não são canon.

Se um personagem morre na história que um fan criou, ou se ele começa a namorar com outro personagem por causa de um ship do fan, ou seja lá o que for, isso tudo não passa da imaginação do fan. Não são eventos suportados pela palavra do autor da obra original.

Outra coisa que não é canon são os fillers de anime.

Isso pode parecer inesperado já que fillers são criados por pessoas que trabalham com o autor original, mas a história exibida em episódios filler não consta do trabalho original do mangá ou light novel, e com isso não pode ser chamada de canon.

O que é canon é estritamente algo que o autor original inventou. A grande importância disso é que no futuro algo que não é canon não será contradito por algo que é canon.

Por exemplo, numa fanfic um personagem casa com outro, mas o anime ainda não acabou. Em um episódio adiante um desses personagens morre. Não é mais possível que eles se casem. A história canon contradisse o não-canon.

Isso também acontece em fillers. Um filler pode contar uma história que se tornará impossível futuramente no mangá. Algumas vezes até detalhes em episódios sobre coisas que não foram explicadas bem ainda são contraditas depois. Como é o caso de ataques físicos difíceis de descrever em light novels, ou personagens que não mostram a cara em mangás para dar um tom de mistério.http://www.japonesdeanime.com.br/2016/02/fanfic-significado.html

4 comentários:

  1. Não entendi foi nada, continuo sem saber o que raios é Canon... O máximo que entendi é o que não é Canon, agora o que é... Não sei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Canon ou Cannon quando : Ex : (Anime: Bleach - Muitas pessoas queriam que o ICHIGO ficasse com a Rukia só que ele acabou ficando com a ORIHIME).
      NÃO SERIA Canon ou Cannon se o ICHIGO ficasse com a RUKIA.
      pOR QUE NA OBRA ORIGINAL DO AUTOR O ICHIOGO FICA COM A ORIHIME ..

      ESPERO QUE TENHA AJUDADO ! <3

      Excluir
    2. Vanessa.. Resumindo, Canon são os episódios de animes baseados 100% no mangá. Ao contrário de fillers.

      Frase: "Poxa não vejo a hora desses fillers acabarem pra eu poder voltar pros episódios Canon e ver o desenrolar da história.."

      Excluir
  2. Anônimo7/5/17 09:24

    Não acredito que você enrolou tudo isso só pra dizer: "Canon é estritamente algo que o autor original inventou."

    ResponderExcluir

Deixe seu komento コメント no posuto ポスト desse burogu ブログ