Artigos Aprenda Ler

O que é Tensai - gênio em Japonês

20 de fevereiro de 2016
Tem um monte de personagens de anime que são tensai 天才, ou se dizem ser tensai, ou são chamados por outros personagens de tensai, enfim, a palavra é jogada de um lado pro outro para esses personagens meio diferentes do normal. Mas de onde ela vem?

Pra quem não percebeu até hoje, tensai 天才 em Japonês quer dizer "gênio". Isso em todos os sentidos possíveis. (menos de "gênio da lampada"  que seria majin 魔神)

No anime R-15 あーるじゅうご, uma comédia romântica ecchi harem, a história se baseia em uma escola feita para gênios tensai.

(é....)

Se você assistir esse anime você vai aprender duas coisas: a pronúncia da palavra tensai e o motivo do qual nunca se deve levar a sério alguém que escreve uma história com personagens tensai.

Voltando a falar da palavra. Os kanji de 天才 são 天 que significa "céus," como aquele onde os "anjos," tenshi 天使 estão, e o 才 significa "talento," como na palavra sainou 才能 que é literalmente "talento."

Uma coisa se liga a outra e alguém que tem um sainou divino é um tensai. Agora se isso é grande coisa ou não, eu não tenho certeza.

Animes com Gênios

Animes com tensai são (infelizmente) muitos, e normalmente (também infelizmente) muito ruins.

Em animes shounen 少年, os tensai são crianças ridículas que fazem contas imensas na cabeça, várias vezes também são hikikomori, e quando não são isso, são pior.

Os personagens tensai são retratados como insanos, reclusos, excêntricos, que planejam acabar com metade do mundo de uma maneira ou outra. Hora ou outra são hackers, se tornando uma triste piada para um número de técnicos de informática, ou, se a tensai for uma garota, é 50% de chance de ser uma kuudere クーデレ.

Muitas vezes também acontece de personagens garotas geniais aparecem em anime

Na realidade do mundo real, os maiores gênios e cientistas bem renomados não passam de pessoas normais. Eles não fazem nada revolucionário sozinhos, e contam com a ajuda de centenas de companheiros e contatos de sua área, assistentes, entre outras pessoas tão inteligentes quanto eles para escrever dissertações e fazer experimentos.

Lógico que não existe um anime com cientistas de verdade, já que isso seria algo muito chato. Então aqui estão uns animes com gênios menos ruins mesmo:
  • Code Geass: Hangyaku no Lelouch コードギアス 反逆のルルーシュ
  • Death Note デスノート
  • No Game No Life ノーゲイムノーライフ