Artigos Aprenda Ler

Livros para Aprender Japonês Sozinho

5 de abril de 2016
Resolvi montar uma lista de recomendações de livros para aprender Japonês, para aquelas pessoas que não querem aprender Japonês com um blog, e sim com um livro, mas ainda sim vão num blog ver recomendações de livros!

As recomendações: (detalhes abaixo)

Originalmente eu tinha planejado incluir somente livros em Português, já que esse é um blog em Português. Infelizmente, grande parte dos livros para aprender Japonês que eu conheço estão em Inglês e ninguém traduz eles para Português!

Afinal, seria necessário um tradutor que falasse Inglês e Português, e entendesse também de Japonês para traduzir esses livros. Então não é muita surpresa. Deve ser assim também com outros livros de aprendizado. O jeito é aprender Inglês primeiro se quiser aprender alguma coisa sozinho.

Não esqueça que só um livro não lhe ensinara tudo sobre Japonês! Veja como aprender Japonês sozinho para umas dicas de auto-didatismo.

Kana e Mangá

Editado por Glenn Kardy com ilustrações de Chihiro Hattori, esse livro ensina o fundamental do alfabeto Japonês: hiragana e katakana.

Saraiva - Travessa - AmazonAmazon (em Inglês)

Páginas de exemplo do livro Kana e Mangá

Ele é bem bonitinho, repleto de desenhos mangá em todas as suas 100 páginas, cada página contendo uma kana do alfabeto Japonês, uma palavra que começa com aquela kana, um diálogo com a palavra, e instruções sobre como escrever a kana. Tudo em Japonês e Português. Ou seja, é cheio de exemplos.

(o quiz online Hiragana Gakuen é outra ferramenta para memorizar o alfabeto)

Kanji e Mangá

Também por Glenn Kardy e Chihiro Hattori, a série Kanji e Mangá ensina o significado de vários kanji com desenhos, diálogos de exemplo, e gráficos com a ordem dos traços para escrever kanji.

Saraiva - Travessa - Amazon (em Inglês)

Páginas de exemplo do livro Kanji e Mangá

Para ser sincero o que eu mais gostei nesse livro são as ilustrações de Chihiro. Excelente mangaka. O primeiro livro dessa série tem os 80 kanji que precisam ser aprendidos para passar Japanese Language Proficiency Test Level 4, ou o "quarto nível do teste de proficiência em Japonês". Que é um teste meio inútil já que com só 80 kanji você não lê nada em Japonês.

Ainda bem que há outros livros na série Kanji e Manga, então dá pra você aprender muito mais que 80 kanji através das ilustrações mangá.

Japanese the Manga Way (em Inglês)

Esse livro parece que não foi traduzido para o Português ainda (Editora JBC? Por favor?) , mas pra quem já sabe Inglês e está querendo aprender Japonês, esse livro uma excelente recomendação para entender a gramática Japonesa.


Páginas de exemplo do livro Japanese the Manga Way para aprender Japonês

Quase todas as páginas do livro tem um painel ou dois com uma ilustração e exemplo de uso de alguma palavra ou recurso gramatical. Sâo 300 páginas detalhando e explicando vários recursos gramáticas, conjugação de verbos, níveis de respeito na fala, uso de desu です,  enfim. Que pena que não tem uma versão em Português.

(pessoalmente eu prefiro as ilustrações de Kana e Mangá que são mais infantis)

GENKI (em Inglês)

Os livros didáticos da série GENKI げんき são feitos para ensinar Japonês desde o começo, tendo informações sobre gramática, uso de partículas, questionários, e etc. É realmente um livro escolar utilizado muito em cursos de Japonês no Estados Unidos, e não tem nada a ver com mangá, embora haja algumas ilustrações dentro dele.

Cultura - Amazon

Páginas de exemplo do livro Genki para aprender Japonês

Embora eu tenha colocado os links para comprar o GENKI ali acima, é melhor procurar um usado numa biblioteca ou até mesmo no Mercado Livre. O livro em si custa em torno de R$600 reais, e ainda por cima é importado, tem que esperar umas semanas até chegar ter ele em mãos. Não acho que valha a pena.

Yotsubato! よつばと! (mangá)

Esse não é bem um livro sobre aprender Japonês, mas sim um livro para aprender Japonês! Yotsubato! よつばと! é um mangá infantil extremamente recomendado para quem está aprendendo Japonês. Os textos são fáceis de ler, cheios de furigana e frases simples, e o humor não é ruim. Perfeito pra quem está começando a ler Japonês.

Amazon.com (em Japonês) - eBay (em Japonês)

Páginas de exemplo do Mangá Yotsubato! em Japonês

(tome cuidado para comprar a versão em Japonês e não a versão em Inglês, Português, Espanhol, etc. Eu só consegui achar em Japonês na Amazon dos EUA e na eBay)

Outros

Sem dúvida existem livros além desses que eu mencionei, mas eu não posso recomendar algo cuja qualidade eu desconheça. Há muitos livros por aí que dizem ensinar uma coisa e na verdade não passam de uma perda de tempo.

Talvez no futuro eu adicione mais itens a essa lista. Talvez no futuro haja mais livros traduzidos para o Português. Talvez eu publique um livro eu mesmo. Vai saber.

14 comentários:

  1. oi, eu estou dando uma olhada, e esta bem interessante. sera que você poderia postar alguns dicionarios ou fazer um basico?


    obrigada~

    ResponderExcluir
  2. Que blogão da porra! Tô apaixonada

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. qual dica vc da para quem está aprendendo kanji e que possa facilitar o aprendizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kanji é bem complicado de se aprender. Se você não fizer muito esforço mesmo, pode assumir que vai demorar uns 3~5 anos de prática até você conseguir ler os 2000 kanji que são ensinados na escola no Japão. Por outro lado, nem todo mundo tem motivação pra ficar decorando kanji toda santa semana. E kanji não é tudo, tem gramática e vocabulário para se aprender também.

      Na minha opinião, se você estiver aprendendo Japonês por hobby, é melhor pegar uns mangá com furigana e sair lendo até se você se acostumar com os kanji mais fáceis. Se você estiver com pressa, quiser ir pro Japão em alguns anos, existem websites e aplicativos de SRS (spaced repetition system) como Anki que você pode usar como exercícios de memorização para aprender eles mais rapidamente. Só que isso pode ser desgastante para você se você não se sentir bem com esse tipo de exercício rotineiro.

      Excluir
  5. Que blog maravilhoso. Estou estudando japonês sozinho. Comprei Yotsubato do Ebay. Chega mês que vem. Já consigo ler katakana e hiragana e poucos kanjis. Uso diversos apps no celular além de dicionários como o jisho.com e takoboto. Lingq é excelente tbm. Eu aprendi inglês primeiro e depois ficou mais fácil aprender o japonês. Quero ir no Japão em 1 ano. Estou dando meu melhor para conseguir falar algo até lá.

    ResponderExcluir
  6. Pode me falar uns mangás para mim aprender kanji e onde posso achar para download ou comprar

    ResponderExcluir
  7. Estou pensando em comprar o genki, existe alguma informação adicional que possa me dar sobre ele, por exemplo se existem diversas versões dele ou só uma mesmo? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo Blog!!! Muito Bom!

    ResponderExcluir

Deixe seu komento コメント no posuto ポスト desse burogu ブログ