Artigos Aprenda Ler

Spoiler de anime - significado

24 de maio de 2016
Se você assiste animes que estão indo ao ar e não acabaram ainda, é sempre bom evitar as mídias sociais por causa dos terríveis spoilers! Ninguém quer ver um spoiler do anime e acabar spoiled, não é verdade? Mas o que é essa palavra mesmo?

Índice:

Pra começar, seu significado é bem simples. Um spoiler de um anime é algum fato que ocorre no meio ou final da história do anime, ou seja, algo que irá acontecer no anime.

Quem está assistindo o episódio 8 onde a luta começa e fica sabendo que no episódio 10 algum personagem morre na luta foi spoiled. Ou seja, ele ficou sabendo do que irá acontecer, sem assistir os episódios. Que graça tem assistir esses episódios agora?

Em Inglês

Acho que não preciso dizer, mas a palavra spoil não vem do Japonês nem é exclusivo para animes. Ela vem do Inglês, do verbo to spoil. Aquilo que faz spoil é um spoiler, e em quem é feito o spoil fica spoiled. Existem também spoilers de filmes, livros, jogos, e etc.

A tradução de spoil é a seguinte:
  • to spoil (tchu is-pó-iu)
    Estragar [alguma coisa].

Por exemplo:
  • spoiled food
    Comida estragada.
  • spoiled child
    Criança estragada.
    (que é dada muitas liberdades sem disciplina)

Mas pera aí! Como que disso, de "estragar", temos o significado de spoiler de anime?

Na verdade, o que fica estragado não é você, mas sim a história, o anime, seu entretenimento que seja. Ao ver o spoiler, estragou (foi spoiled) a aventura que seria assistir o anime. Por isso que se deve evitar os spoilers.

Outro Spoiler

Falando nisso, spoiler também pode ser aquela parte que fica em cima da parte de trás do carro, e serve para estabilizar o carro aerodinamicamente.

O único spoiler que presta, o que fica em cima de um carro amarelo pegando fogo azul do anime Initial D

Spoiler em Japonês

Para quem ficou curioso, em Japonês a palavra spoiler é netabare ネタバレ, que é a junção de outras duas palavras Japonesas.

Primeiro, neta ネタ, que seria a "piada", "trama" ou "conteúdo" de uma história. No anime e mangá Gekkan Shoujo Nozaki-kun 月刊少女野崎くん (Monthly Girls' Nozaki-kun), o personagem principal, Nozaki Umetarou 野崎 梅太郎, que é um mangaka 漫画家 de estilo shoujo 少女, vive procurando por novas neta ネタ para seu mangá em seu dia-a-dia.

Segundo temos bare バレ, que vem do verbo bareru バレる, que por sua vez significa "expor [um segredo]". Muitas vezes em animes surge a expressão baretta バレった dito por alguém quando outro personagem descobre algo sobre ele. Ou seja, "foi descoberto", ou "fui descoberto".

Enfim, netabare ネタバレ significaria literalmente "a descoberta da trama da história", ou algo assim, que é o mesmo que um spoiler do Inglês significa. Você descobre o final da história sem ter visto o meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu komento コメント no posuto ポスト desse burogu ブログ