Artigos Aprenda Ler

Ahoge アホ毛

18 de maio de 2017
Você sabe o que é ahoge アホ毛? Em anime, ahoge são aqueles cabelos de personagens de anime que ficam em pé e não se comportam de acordo com o penteado. Isso é ahoge em anime, mas o que significa ahoge em Japonês?

Pois bem, ahoge アホ毛 é a junção das palavras aho アホ, que significa "idiota," sinônimo com baka 馬鹿, e a palavra ke 毛, que significa "cabelo." Ou seja, ahoge significa "cabelo idiota" em Japonês.

É idiota por que o cabelo não obedece o penteado e fica em pé,  não quer dizer que a pessoa tem que ser idiota pra ter um "cabelo idiota!"

Com Que Ahoge Se Parece

O estilo clássico de ahoge de anime  é um fio de cabelo que fica em pé em cima da cabeça do personagem. O comprimento e grossura variam. Alguns ahoge curvam ligeiramente, outros curvam tanto por causa da gravidade que caem acima da testa do personagem, outros desafiam até as leis da gravidade.

De qualquer modo, ahoge se tornou característica popular em anime, então artistas fazem questão de desenhar o ahoge para que fique em vista da forma mais óbvia e fácil de perceber possível.

Exemplos de ahoge em anime ou "cabelo idiota" em Full Metal Alchemist, Chuunibyou demo Koi ga Shitai, Bakemonogatari, Lucky Star, Youjo Senki, e Ore no Seishun Rabukome wa Machigatteiru

Embora o ahoge clássico tenha apenas 1 fio (ippon 1本), existem também versões de dois fios (ni-hon 2本) e três fios (sanbon 3本). Em particular, o ahoge de 2 fios também costuma ser chamado de "antena", ou shokkaku 触角, por causa de sua aparência se parecer com as antenas de um inseto.

Exemplos de cabelo antena ou ahoge de 2 e 3 fios

ge 毛

O ge 毛 de ahoge quer dizer "cabelo" mas normalmente é escrito como ke 毛. Isso acontece por que é mais fácil de pronunciar ahoge do que pronunciar ahoke, então a pronuncia muda nessa situação.

A palavra ke 毛 se trata de "cabelos" ou "pelos" quaisquer do corpo. Para o "cabelo" que é "cabelo" da cabeça mesmo, a palavra certa é kami 髪. Os "cabelos do cabelo," os fios, seriam kami no ke 髪の毛. Igualmente, as sobrancelhas são chamadas de mayu 眉, mas o pelo das sobrancelhas é mayuge 眉毛.

7 comentários:

  1. Acabei de achar seu blog por acaso por meus estudos de japonês e o conteúdo dele é muito bom! continue! ありがとう

    ResponderExcluir
  2. Arigato seu blog é muito bom...

    ResponderExcluir
  3. Legal, tem ótimos conteúdos aqui, além de umas citações de animes interessantes.

    ResponderExcluir
  4. comece à posta novos conteúdos, eles me ajudaram bastante e creio que os demais também.
    arigatô gozaimasu

    ResponderExcluir
  5. Ahoge dá +50 de moe pra personagem que o utiliza, incrível né

    ResponderExcluir
  6. tem mais nome ? tipo a carinha que o personagens faz

    ResponderExcluir
  7. Cadê o cebolinha nos exemplos?

    ResponderExcluir

Deixe seu komento コメント no posuto ポスト desse burogu ブログ