Artigos Aprenda Ler

Weeaboo - Significado

29 de fevereiro de 2016
Quem é fan de anime e conversa com outros fans de animes em comunidades de fans de anime com certeza já ouviu o termo weeaboo (pronuncia-se wii-ei-bu mas tem gente que fala wii-a-bu também), ou sua abreviação weeb. Mas qual o significado disso mesmo?

Sendo bem direto, weaboo é um xingamento, um termo derrogatório. Não é exagero dizer que quem se diz ser weeaboo está se xingando talvez até sem saber disso.

Se você se chama de weeaboo, talvez você queira dizer que você é um otaku オタク, que não é uma palavra sinônima com weeaboo. Ou vai ver você é um weaboo mesmo.

Enfim, pra explicar melhor, um weaboo é uma pessoa que gosta da cultura Japonesa, ou de anime, ou de mangá, ou algo assim, mas não só isso. Um weaboo é uma pessoa que fisga atenção tentando fazer o máximo possível para que todo mundo a sua volta saiba que ele gosta do Japão.

Pros hikikomori 引きこもり por aí que não sabe como funciona uma sociedade, não é muito legal tentar parecer diferente dos outros, ou ficar dizendo que é diferente dos outros.

Um weaboo é como uma pessoa que fica falando que é vegetariana mesmo quando ninguém está falando de comida, ou que fica falando que é gay quando ninguém nem perguntou sobre isso, ou que fica falando que fuma maconha ou usa alguma droga ilícita praticamente toda vez que abre a boca.

Ou seja, um weaboo é uma pessoa tão perdida na vida que se acha especial por gostar de anime e tem uma necessidade enorme de informar todo mundo com quem ele entra em contato sobre esse fato.

Como Identificar um Weeaboo

Não é difícil achar um weeaboo já que eles farão o máximo possível de esforço pra que você saiba que eles são weeaboo. Porém há algumas pistas que ajudam a descobrir se alguém é weeaboo:
  • Uso de palavras Japonesas em frases em Português
  • Roupas, acessórios e adesivos com desenhos mangá ou kanji 漢字
  • Acha que tudo que vem do Japão é melhor.
  • Compartilha fotos vestido como personagens de anime (cosplay)
  • Ouve música Vocaloid.
Se você ouvir alguém falando algo como "senpai, quando vejo você meu kokoro faz doki doki desu" então, infelizmente, é 120% de certeza que você viu um weeaboo em seu habitat natural: em público.

Diferença com Otaku

Como disse antes, um weeaboo não é um otaku, mas um otaku pode ser um weaboo.

A diferença está na atitude. Primeiro é que tecnicamente um otaku é alguém cujo hobby é anime, e não assiste só casualmente. Segundo que um otaku não sai por aí falando que o hobby dele é anime.

Reusando a analogia que fiz antes. Um cara pode ser vegetariano pra dizer que é vegetariano ou pelos seus próprios motivos. Ele pode ser gay pra dizer que é gay ou pelos seus próprios motivos. E ele pode fumar maconha pra dizer que fuma maconha ou pelos seus próprios motivos.

Um cara que não se diz ser vegetariano mas simplesmente é vegetariano não fica falando disso. Você só vai ficar sabendo quando oferecer um pedaço bem suculento de carne pra ele e ele te dizer "não obrigado. Sou vegetariano."

Os otaku e weeaboo são a mesma coisa. Você só vai saber que um otaku é otaku quando perguntar pra ele sobre anime e ele tagarelar por quatro horas seguidas sobre desenhos animados Japoneses.

Tratamento

Se você é um weaboo ou descobri que é um weaboo nesse post e gostaria de se tratar e se tornar uma pessoa melhor nesse mundo, fique tranquilo que tudo é possível, até mesmo milagre.

Suas opções são duas.
  1. Calar a boca e agir feito gente em público, já que ninguém quer saber que você gosta de anime.
  2. Virar hikikomori e nunca mais sair em público. Além de resolver o problema dá mais tempo pra assistir anime.

39 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse blog não é lugar para difamar ou atacar pessoas ou seguidores de uma dada religião :(

      É uma pena que suas experiências na vida levaram você a ter esse tipo de opinião. Recomendo que olhe para as coisas boas, pelo lado positivo e otimista mesmo quando tudo parece ruim.

      Por exemplo, Ufotable está adaptando Tales of Zestiria the X!!! A qualidade é nível de Hollywood. Literalmente a coisa mais linda que já vi na vida *___* Veja: https://www.youtube.com/watch?v=u9PJGxaXBpA

      Excluir
  2. Tem alguém que não é assim?

    ResponderExcluir
  3. Tem alguém que não é assim? ²

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Acabei de descobrir que sou quase uma weeaboo (só não tenho as roupas e cosplays[ainda]) :) Mas prefiro continuar sendo uma! :D É legal ser uma weeaboo! Mas não sou exageradamente.
    PS:na parte de como identificar um(a) weeaboo,você pôs que eles ouvem músicas dos Vocaloids,mas também ouvimos músicas dos Utaites :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah,e algumas meninas (como eu:D) gostam da Moda Lolita :)

      Excluir
    2. Não acho que ouvir músicas de Vocaloid e utaites seja algo de weeb. Tem muito bom compositor e músico nesse meio, aqui no BR é que não é muito popular.

      Excluir
    3. Você é um sonho de um weeb

      Excluir
  6. Sei não cara, eu gostei da tentativa de explicação, porém, pessoalmente creio que etá muito generalizado em boas partes da postagem, como por exemplo em "Como Identificar um Weeaboo". não acha que etá englobando não só weeaboo mas também aqueles que gostem de praticar esses atos ou até mesmo pessoas que tiveram contato com a cultura japonesa e se acostumaram, como é meu caso no quesito de utilizar palavras japonesas no meio de frases brasileiras, certos costumes são difíceis de lidar ou até mesmo são divertidos. Peço que considere estes pontos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você acha que a parte de "como identificar um weaboo" esteja errada pelo fato de você praticar esses atos mas não ser um weaboo então é possível que, talvez, quem sabe, por acaso, haja a possibilidade de haver um chance que, por ironia do destino, você, provavelmente, na verdade, seja um weaboo.

      Não estou dizendo que você é, com 100% de certeza, um weaboo. Imagina. Só tô falando.

      Excluir
    2. Na verdade o problema é que você juntou coisas nada a ver, usar camiseta ou colar e etc com coisas em japonês não tem nada a ver com ser um weeabo ou não, ou ouvir música vocaloid.
      É o mesmo que dizer que quem faz tatuagem em japonês é um idiota que nem sabe o que ta escrito ou que toda mulher que curte algum funk é necessariamente uma puta.
      Vai com calma que generalizar pode causar problemas pra algumas pessoas.

      Excluir
    3. ...vcs são bem incomodados...

      Excluir
  7. eu escuto música vocaloid e não sou weeaboo,só otaku pq não faço questão de falar q gosto de anime,só se perguntarem

    ResponderExcluir
  8. Cara, tudo bem a explicação, mas o seu "tutorial" de como identificar um weeaboo é meio sem lógica acho. Um cara pode muito bem fazer todas essas coisas e não ser um weeaboo sim. Esse tutorial só indica que você só conhece uma parte da pessoa, e não o resto. "Ouvir músicas vocaloid"? "usar roupas de animes/mangás"? Isso é meio como se você estivesse colocando uma etiqueta na pessoa sem conhecer ela direito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que esse Blog é antigo, mas se você ainda pensa assim, então... né '-'

      Excluir
    2. Boa observação, entretanto, quando você vê fumaça, você acha que fumaça está saindo por causa de fogo ou por causa de gelo seco?

      Excluir
    3. Mano tu é a melhor pessoa do mundo kkkkkkkkkkj mais parece que ninguém sabe o que é zoera

      Excluir
  9. Seria interessante começar esse texto destacando que seria sua opinião e sua forma de ver as coisas, pessoas..., assim iria barrar comentários desnecessários, porém esse tipo de texto está com corpo de informativo, mas conteúdo opinativo oque é uma contradição; corrigindo isso você que se espalhe um único ponto de vista, quando deveria se espalhar uma informação abrangente sobre algo; a não ser que a intenção seja mesmo expressar sua opinião sobre o termo, porém nesse caso o correto seria mudar o título "Weeaboo - significado" para algo mais pessoal que não dê a entender que se trata de um informativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a preocupação, porém o tom do texto foi um escolha consciente. O termo weeaboo se popularizou como derrogatório contra pessoas que agem da forma descrita dentro das próprias comunidades anime-manga onde essas pessoas estão, ou seja, eram fans de anime e manga que chamavam e chamam os fans mais irritantes de anime e manga de weeaboo. Quem chega a esse artigo chega aqui por ter sido chamado de weeaboo ou por ter ouvido alguém chamar outra pessoa de weeaboo. O artigo perderia clareza se não tentasse ofender, já que quem for chamado de weeaboo deve se considerar ofendido.

      Excluir
    2. Eu sou um weeaboo e nao sei qual é o problema do pessoal fica ofendido.
      Eu só nao faco de tudo para os outros saberem q sou um e tambem nao oiço vocaloid.
      Eu e o meu primo de ves em quando chamamos um ao outro de "disgusting weeaboo", sabendo que é um termo ofensivo mas nós usamos este só a brincar mesmo.

      Excluir
  10. evita** (logo após:"corrigindo isso você")

    ResponderExcluir
  11. Preciso perguntar: Eu gosto da Cultura Japonesa, e de vez em quando em uma conversa uso termos japoneses como "kokoro" sem querer. Gosto do estilo de vestimenta dos Animes, apesar de obviamente não vestir. Infelizmente, acho que algumas coisas que vem do Japão são melhores como videogames, desenhos e até músicas. E por fim, eu só escuto Hatsune Miku de Vocaloid, e raramente faço isso. Eu sou um Weeaboo?

    ResponderExcluir
  12. Mds... Quanta porrada e bomba nos comentários oxe kkkk
    Acho que eu só não sou uma weanbu pq sei que as pessoas a minha volta não gostam de coisas relacionadas a animes por acharem ser "diabólico". É tbm pq não tenho dinheiro pra comprar camisa e talz. Claro que eu não vou ser inconveniente de ficar anunciando pro mundo que eu sou uma Otaku, mas eu usaria camisas sim, se pudesse, sairia em eventos cosplay sim. Não sei se sou weanbu (sla como se escreve) ou não rsrs

    ResponderExcluir
  13. Kkk ta certo entendi, mas qual é a questão com a música vocaloid? Até onde eu conheço é simplesmente só mais um estilo de musica.

    ResponderExcluir
  14. Eu sou um weeaboo completo e original e nao tenho vergonha disso. :)

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. sou um weeaboo mas n tem publico pra me ver pq eu so fico em casa e n falo com ngm, mas vivo vestindo e fazendo tudo sobre anime, só ouço vocaloid etcetc

    ResponderExcluir
  17. Como assim ouvir vocaloid faz de você um weeaboo?!

    E outra, usar roupas com simbolos de animes ou kanjis não te faz um weeaboo.

    Esse post é bem escroto e generaliza muita coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, não é ter um ou outro ponto em comum com o "tutorial" que você é um weeaboo, mas sim se você tiver TODOS os pontos em comum.
      Não é o tutorial que é escroto e generalizado, mas sim você que se prendeu a um único ponto que você não gostou do que ele disse e esqueceu do resto.

      Excluir
  18. Esse termo preconceituoso é invenção de americano ufanista (we are wonderful, all the rest is shit), acho que não precisamos importar esse tipo de coisa para o português.

    ResponderExcluir
  19. Quem ta lendo ser baianor Kkkk B)

    ResponderExcluir
  20. Mano, é impressão minha ou quem escreveu isso é um weeabo?

    ResponderExcluir
  21. Quem escreveu isso está certo, esse tipo de gente é muito irritante e tóxica. Esse pessoal nos comentários que ficaram com raiva, com certeza se identificaram com a descrição! Essas pessoas causam vergonha alheia.

    ResponderExcluir

Deixe seu komento コメント no posuto ポスト desse burogu ブログ