Artigos Aprenda Ler

Senpai 先輩 e Kouhai 後輩 - Significado em Japonês e Diferenças

5 de fevereiro de 2016
É bem comum ver nos incontáveis animes escolares e nos poucos animes em locais de trabalho a palavra senpai 先輩 (também romanizado sempai), e, mais raramente, a palavra kouhai 後輩 (ou kohai), embora essa passe muito mais facilmente despercebida. Mas de onde vem essas palavras no Japonês?

Na cultura Japonesa existe o sistema hierárquico senpai-kouhai 先輩後輩, famoso por fans de anime que criaram memes tipo notice me senpai e coisas do gênero. Essa hierarquia é bem simples e fácil de entender, tanto que há dicas até nos kanji da palavra.

Ambos senpai 先輩 e kouhai 後輩 têm o mesmo kanji 輩, precedido de 先 e 後 respectivamente.

先 significa antes.
後 significa depois.

Viu?

Um senpai é alguém que está num lugar antes de você. (não confunda com sem pai que é alguém que não possui uma figura paterna). Por outro lado kouhai é alguém que está num lugar depois de você. Todo senpai tem seu kouhai e vice-versa. São termos relativos.

Claro que esse lugar não é qualquer lugar. Se trata de um sistema hierárquico, e só existe em organizações, escolas, locais de trabalho, equipes, times, etc.

Senpai-kouhai não tem nada a ver com idade! Simplesmente acontece que em animes a palavra senpai costuma aparecer em escolas, e, em escolas, quem começa a estudar depois de alguém costuma ser mais jovem.

Senpai-kouhai também não tem nada a ver com a série. Se um  senpai repetir dois anos na segunda série e um kouhai que estava na primeira passar dele e ir para terceira série, ele continua sendo kouhai.

(aprenda sobre séries e escolaridade em Japonês)

Senpai-kouhai também não tem nada a ver com a posição de alguém. Seu kouhai pode ser seu chefe. Seu kouhai pode ter ganho o título de campeão nacional Japonês peso-pena de boxing e você não. Seu kouhai pode ser melhor que você em tudo e ainda ser seu kouhai.

Kouhai é literalmente alguém quem veio depois. O último a chegar é o maior dos kouhai, e ele não tem nenhum kouhai para ele mesmo. Quem está no meio tem kouhai e senpai. E o primeiro dos primeiros só tem kouhai sendo senpai de todo mundo.

Como ser senpai é um tipo de status, às vezes você verá a palavra sendo usada como sufixo de nome. Tipo aoki-senpai 青木先輩. Entretanto nunca aoki-kouhai 青木後輩, já que kouhai não é sufixo.