Artigos Aprenda Ler

Kawaii, Kirei e Utsukushii - o que são

17 de fevereiro de 2016
Se tem um motivo pra anime ser tão popular, é pelo fato de haverem tantos personagens kawaii 可愛い. De haver tanto moe 萌え. Dos desenhos que são tão kirei 綺麗, tão utsukushii 美しい, e do fato que essas palavras não tem quase nada a ver uma com as outras.

A palavra kawaii 可愛い que aparece tanto em animes seria traduzida pro Português o máximo possível como "meigo." Mas pra falar a verdade ninguém fala "meigo" em Português, então pra não ter que pegar o dicionário vamos falar que significa "bonito" ou "adorável."
  • kawaii ko 可愛い子
    Criança adorável.
    Personagens mais velhos podem usar ko 子 pra falar de qualquer um mais jovem que eles, então é possível que kawaii ko seja alguém já adulto dependendo do contexto.
  • kawaii neko 可愛い猫
    Gato adorável.
  • kawaii hana 可愛い花
    Flores bonitas.
  • kanojo wa kawaii 彼女は可愛い
    Ela é bonita.

E assim diante.

(não confunda kawaii 可愛い com kawaisou 可哀相, que quer dizer "coitado" ou "miserável")

Como kawaii é um adjetivo terminado em -i, para dizer que algo "não é kawaii," se dize kawaikunai 可愛くない, e "se tornar kawaii" seria kawaikunaru 可愛くなる.

A palavra kawaii não costuma ser usado pra coisas, só pra pessoas. Pra falar que algo é simplesmente "belo" se usa a palavra utsukushii 美しい.
  • utsukushii hi 美しい日
    Que dia mais belo.
  • utsukushii mizuumi 美しい湖
    Que lago mais belo.
  • kanojo wa utsukushii 彼女は美しい
    Ela é tão bela.

E assim por diante. A diferença de kawaii e utsukushii é que kawaii vai mais pro lado da meiguice, enquanto utsukushii é mais pro lado da beleza pura.

O kanji 美 significa beleza, e pode ser encontrados em palavras como bijutsu 美術, que são "artes belas," e em bishoujo 美少女e bishounen 美少年, palavras frequentes em animes que querem dizer "garota bela" e "garoto belo" respectivamente.

Por ser um adjetivo terminado em -i também, algo que "não é belo" é utsukushikunai 美しくない. Realmente, essa palavra é meio difícil de falar e dá um nó na língua. Os únicos personagens que usariam isso seriam narcisistas que julgam coisas por sua beleza.

Outra inflexão é utsukushisa 美しさ que torna o adjetivo em substantivo, ou seja, quer dizer "beleza" em vez de "belo." Da mesma forma também é correto dizer kawaisa 可愛さ para "meiguice" mas duvido muito que algum personagem irá dizer isso.

Finalmente, a última palavra do post é kirei 綺麗, que quer dizer "beleza" também mas é um pouco mais complicado.

Contrário das palavras anteriores, kirei é um adjetivo -na, ou seja, ela é usada dessa forma:
  • kirei na hana 綺麗な花
    Flores bonitas.
  • kirei na heya 綺麗な部屋
    Sala ou quarto limpo.
  • kanojo wa kirei 彼女は綺麗
    Ela é bonita.

É... tem uma coisa meio diferente no meio disso aí. Acontece que kirei além de querer dizer beleza também quer dizer limpeza.

A frase kirei ni suru 綺麗にする significa "deixar limpo" e normalmente é misturada com algum outro verbo, tipo:
  • te wo kirei ni arainasai 手を綺麗に洗いなさい
    Lave suas mãos (até que estejam limpas)
  • heya wo kirei ni souji shita 部屋を綺麗に掃除した
    Limpou o quarto (até que ficou limpo)

Outra palavra que pode ser "belo" em Japonês é suteki 素敵. Os kanji 素 e 敵 são de "elemento" e "inimigo" respectivamente. Vamos imaginar que algo suteki é algo com qualidade suficiente pra ser adversário de alguma coisa.

Em grande partes das vezes suteki significa algo que é "bom." Por exemplo, suteki na heya 素敵な部屋 é um "bom quarto," como um bom quarto de hotel. Mas quando se trata de aparência pode virar "belo," como em suteki na kami 素敵な髪, que seria "cabelo bonito."

Beleza em Japonês é meio complicado, não é verdade? E olha que eu nem toquei na palavra moe 萌え que é usada por fans de anime e tem muito haver com beleza.

3 comentários:

  1. Por que ro de ブログ, me lembra tanto um portal, como o kanji 口!? Kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os silabários katakana e hiragana foram criados a partir dos kanji. No caso, ro ロ vem do kanji 呂 (cujo radical 口). Esse kanji também pode ser lido como ro. E.g. ofuro お風呂.

      Excluir
  2. Tenho vontade de aprender japonês gosto

    ResponderExcluir

Deixe seu komento コメント no posuto ポスト desse burogu ブログ